quarta-feira, 25 de julho de 2012

Iluminação ideal para maquiagem

Acredito que essa seja uma dúvida bastante comum e eu mesma tive que pesquisar bastante antes de montar meu cantinho aqui em casa (que pretendo mostrar em breve). O primeiro ponto importante é: luz branca ou luz amarela?

O ideal é a luz amarela de bulbo leitoso. Nas lojas especializadas, esta lâmpada é chamada de spot.

Como dá para notar pela foto, ela tem as laterais espelhadas, ou seja, o foco de luz é concentrado na parte leitosa. Assim você consegue um foco de luz concentrado sem ofuscar a visão.


Por que a luz branca não é a ideal? Você acaba tendo a sensação de que tem defeitos demais, usa corretivo ou pó em excesso e depois se assusta quando se vê numa foto, por exemplo. Sabe aquele efeito panda invertido?


Ou então o excesso de pó translúcido que é refletido pelo flash das câmeras?


Grande parte desses erros de maquiagem é causada pela iluminação inadequada.

O que eu gosto de fazer é utilizar a luz amarela para me maquiar (é a que fica em torno do meu espelho) e aí eu apago e me olho com a luz do quarto, que é branca. Assim você tem certeza que vai estar bem qualquer que seja a iluminação do local!

Um segundo ponto importante é o direcionamento do foco de luz. É muito, mas muito importante não ter um foco de luz que venha somente de cima, porque acaba criando sombras no rosto, como sensação de "super olheiras", o que também irá fazer você usar produto em excesso.

É claro que você não precisa ter um espelho de camarim com luzes de todos os lados, mas tente pelo menos ter um foco em cima e um de cada lado, eliminando as possíveis sombras e distorções.

Ah, mas eu vou gastar uma fortuna pra fazer isso? Claro que não! A própria Vic do Dia de Beauté (que é super chic e editora de beleza da Vogue) já mostrou o cantinho dela que é super improvisado:


Dando os devidos créditos, essa foto foi retirada deste post em que ela mostra a bancada dela.

Você pode comprar o espelho pronto numa loja como o Leroy Merlin (sempre dá pra encontrar promoção que sai mais barato do que mandar fazer. Eu paguei R$80,00 no meu espelho que tem 0,85cm de largura, enquanto pagaria R$200,00 na loja especializada que fiz orçamento) e adaptar essas luminárias clips, evitando furos na parede, necessidade de eletricista e etc. Se eu não me engano, no próprio Leroy Merlin esse tipo de luminária custa entre R$30,00 e R$40,00. Já as lâmpadas custam cerca de R$5,00.

Espero que as dicas tenham ajudado e lembrando que o importante é adaptar as necessidades às possibilidades. Dê uma olhada no seu quarto, planeje e veja onde você pode montar seu cantinho.

Se não tiver jeito no quarto, adapte a iluminação do banheiro (eu prefiro o quarto, porque gosto de me maquiar sentada e não aguento fazer um make elaborado em pé em frente ao espelho do banheiro).

Enfim, o importante é aproveitar o que achar útil das dicas para o seu local.

Um comentário:

  1. Muito obrigada, estou iniciando como make up e essas dicas responderam tudo que eu estava querendo saber. Sucesso prá vcs! (Joély Rocha) Sinop/MT.

    ResponderExcluir

Enviar comentário