quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Como montar um "kit básico"

Estou começando agora. Do que preciso?

Este post é para aquelas que nunca foram muito adeptas da maquiagem e querem saber o que precisam começar. A Laura já fez um post bem legal falando sobre os pincéis mais necessários.

Aqui vou considerar que você já tem os cuidados básicos com a pele (limpeza + tonificação + hidratação + proteção solar) e focar na parte da maquiagem mesmo.

1 - Corretivo: acho que este é o principal item da lista. Ainda que você saia só com ele, eliminando as olheiras, espinhas e eventuais marcas, já dá aquele up no visual e melhora a cara de "viciada em crack", como diria a Marina, do 2 BeautyAqui você tem que levar em conta qual é o seu principal problema. São as olheiras? O ideal é escolher um corretivo de fundo amarelado (o que vai neutralizar o arroxeado das olheiras) e um produto de cobertura leve a média (um muito pesado vai acumular nas linhas de expressão ao longo do dia.) CUIDADO: muitas vendedoras tentam indicar um produto mais claro que sua pele, para "iluminar o olhar". Experimente na loja, saia andado no shopping e veja se o seu tom é esse mesmo ou se você está com o visual panda invertido que também já mencionamos! Sugestões: MAC (tem vários, com coberturas diferentes), Mary Kay, Benefit, Tracta, Natura, Lancôme, Contém 1g (eles tem corretivos amarelos, verdes, que neutralizam olheiras muito roxas ou espinhas muito avermelhadas, mas já adianto que são difíceis de usar para quem é iniciante).


2 - Blush: como já mencionamos, Sadi Consati diz que "mulher sem blush tem cara de pobre". O blush dá aquele ar de saúde e melhora o visual "mortinha". Escolha um tom neutro, conforme sua preferência (pêssego, rosado, mais queimado). Sugestões: MAC, NARS, Vult, Duda Molinos.

3 - Rímel: este é um item que já falamos bastante aqui no blog e fizemos resenhas de várias opções. Ainda citando a Marina, "não existe mulher triste, existe mulher sem cílios!". Se vocês abrirem os posts de resenhas, verão como o antes e o depois dão muita diferença no visual! Sugestões: qualquer um da Maybelline!

4 - Base: se você está começando, eu sugiro uma base em pó. São 2 produtos em 1, você economiza tempo e dinheiro. Vai bem se sua pele é seca ou oleosa (claro que existem algumas mais específicas pra conter a oleosidade). Mais uma vez, preocupe-se com o tom! Sua pele pode ser fria, com fundo rosado (se você tem as veias do braço azuladas, se fica vermelha e não bronzeada quando toma sol) ou quente, com fundo amarelado (as veias do braço são esverdeadas e você fica bronzeada mais facilmente). Além disso, não compare a cor da base somente com o tom do seu rosto, já que muitas vezes tomamos menos sol nesta parte do corpo e você não quer sair por aí com a cara mais branca ou mais preta que o resto do corpo, não é mesmo? Mais uma vez, vale passar a base e dar aquela volta no shopping, comparar o rosto com o colo e os braços. Sugestões: Studio Fix, da MAC; Shiseido Pureness; bareMinerals; base em pó da Natura; Make B Mineral Base em pó, O Boticário.

5 - Batom: para compor looks variados, o ideal é ter um nude, para um visual mais natural e um colorido (você escolhe se prefere um vermelho, coral, rosado, etc). Sugestões: MAC, Vult, Duda Molinos, Natura, Yes Cosmetics, Contém 1g.

6 - Lápis: o ideal também é ter um preto e um bege. O bege você utiliza para o visual natural, abre o olhar e faz diferença sim. O preto serve para fazer esfumados, um olhar mais misterioso para um visual noturno. Sugestões:
- preto: prefira um o tipo kajal, que facilita esfumados. O da Natura é ótimo, mas toda marca de maquiagem tem seu lápis preto.
- bege: Duda Molinos

Acho que estes são os itens essenciais! Mas e as sombras, iluminador, primer, bronzer, etc? Estes são itens que você pode ir adquirindo aos poucos. Fazem diferença sim, mas não fazem parte do "kit sobrevivência"! O visual esfumado com o lápis substitui uma sombra, por exemplo.

Se você quer sugestões de itens, consulte o post abaixo, "Queridinhos das Leitoras (Coisas de Diva)". Tem sugestões para todos os gostos e bolsos!

4 comentários:

  1. Amei Girls apesar de 36 anos acreditem se quiser sou mega iniciante na maquiagem e estou indo pra fora agora, essas dicas vieram bem a calhar ...
    Bjokas Ana Lima -21fkt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ajudamos! Qualquer dúvida estamos sempre disponíveis no facebook.com/CamarimParaTres ou no Twitter @camarimparatres

    ResponderExcluir
  3. Boa dica do corretivo! Ainda não experimentei os mencionados - quem sabe um deles é a minha alma gêmea?

    ResponderExcluir
  4. Corretivo é uma coisa beeeem particular mesmo. Cada uma se incomoda mais com determinado problema e os "queridinhos" variam muito mesmo!

    ResponderExcluir

Enviar comentário